sábado, 11 de abril de 2009

HORA DE APOSTAR NA SUA EMPRESA. Economia em Ribeirão Cresce 6% o total de novos negócios no primeiro trimestre.

Mesmo com impacto menor em comparação com outras regiões do Estado, a economia de Ribeirão também sentiu os reflexos da crise financeira internacional em 2009.

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com 2008, houve a diminuição na geração de empregos, menor ritmo de vendas no setor automobilístico e desaceleração no consumo, o que reduziu os índices inflacionários.

Porém, um setor da economia passa longe dos efeitos da crise e mostra otimismo em meio às turbulências internacionais: o empreendedorismo.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Fazenda, no primeiro trimestre deste ano, houve aumento de 6% no número de novas empresas na cidade.

Nos três primeiros de 2008, foram abertas 1,21 mil empresas. No mesmo período deste ano, foram 1,28 mil.

Para o economista Alberto Borges Matias, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão (Fearp-USP), os números mostram que Ribeirão possuiu um mercado promissor e positivo.

"São mais pessoas que participam do sistema capitalista e viabilizam a geração de renda, fator importante para a economia. Cerca de 1,3 mil empresas abertas em um trimestre é um número muito expressivo", disse.

Mesmo com números que são positivos para o mercado da cidade, Matias explicou que, em momentos de crise econômica, é natural que haja aumento na abertura de empresas. "São pessoas que foram demitias e investem seu capital no próprio negócio ou pessoas que já se planejavam e encontram na crise uma oportunidade"

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Ribeirão, Rodrigo Matos do Carmo, com a instabilidade econômica, as pessoas tendem a se movimentar para buscar renda. "O movimento no Sebrae, em busca de orientações, também aumentou neste ano, em comparação com 2008. As pessoas procuram meios de enfrentar esse momento."

Para Carmo, além da busca pela renda própria, a abertura de empresas é impulsionada pelo perfil de mercado em Ribeirão "que é muito focado em serviços e comércio”. “Mesmo com crise, as pessoas não deixam de consumir produtos e serviços básicos", disse.

Planejar o futuro é necessidade.

A principal preocupação do futuro empreendedor, tanto em momentos de turbulência financeira com em situações favoráveis da economia, é o planejamento do novo negócio. É preciso realizar pesquisas de mercado, analisar as oportunidades e se basear nas necessidades dos consumidores.


"Existem dois tipos de empreendedor, o de necessidade e o de oportunidade", disse o gerente regional do Sebrae, Rodrigo Matos do Carmo. Segundo ele, quem abre uma empresa apenas com o objetivo de conseguir renda, os chamados empreendedores de oportunidade, não se programam e o sucesso do negócio é prejudicado.

O economista Antônio Vicente Golfeto, diretor do instituto de economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp), a falta de planejamento torna o grande movimento na abertura de empresas negativo. "Muitas pessoas abrem o próprio negócio em busca de um emprego, e não de uma empresa, isso pode ser ruim até para a economia, que perde muito."

Empreendedoras apostam em franquia e não reclamam.

Necessidade de mercado e serviço diferenciado foi o foco dos empreendedores Lian Ballan, 34 anos, Paula Vancine, 32, e Milena Carelli, 34. Eles abriam uma empresa em março deste ano em Ribeirão e apostaram no mercado da cidade, mesmo com as ameaças da crise econômica.

Já nas primeiras semanas de funcionamento, a franquia da rede Quartos&etc., especializada na decoração de quartos, mostrou que existem consumidores potenciais em Ribeirão, e que a crise não é motivo de freio nas compras.

"Há muito tempo pesquisávamos essa franqueadora, então notamos a necessidade de uma loja desse ramo, que trouxesse um diferencial para um público específico. E, com o lançamento da loja foi um sucesso", disse Paula.

Para Lian, a crise também depende de mercados de consumo, no caso deles, os consumidores não se intimidaram com as turbulências econômicas. "Por ser uma loja específica, a pessoa entra aqui e já sabe o que quer, as vendas não são tão afetadas."

Segundo os empresários, a necessidade de mercado, o diferencial de venda e a pesquisa do negócio fazem com que o sucesso da empresa seja mais garantido.

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fonte: Gazeta de Ribeirão

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Um comentário:

Eduardo Lima disse...

A necessidade de mercado,movimento de capital e o diferencial de venda e a pesquisa do negócio fazem com que o sucesso da empresa seja mais garantido por isso pessoas estao apostando no seu prórpio negócio. Isso é exelente para o mercado e para o próprio empreendedor.