terça-feira, 7 de abril de 2009

Conta de luz sobe 21,56% a partir da 0h desta quarta-feira.

Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou hoje (7/4) o reajuste tarifário anual de 21,56% da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), e outras empresas que atendem Minas Gerais e Mato Grosso.

As novas tarifas entrarão em vigor a partir da 0h de amanhã (08/04), em 234 cidades que são atendidas pela CPFL Paulista, entra elas Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto e Bauru.

A reportagem do site entrou em contato com a CPFL Paulista, mas de acordo com sua assessoria de imprensa, a diretoria não vai se pronunciar sobre o reajuste. Segundo a assessoria, o índice foi uma determinação da Aneel.

A Aneel esclareceu para o site que os percentuais de reajuste das distribuidoras refletem, dentre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, e o aumento da cotação do dólar, que influencia o custo do contrato de suprimento da energia de Itaipu, como é o caso da CPFL, que compra a energia de Itaipu.

Outro fator que contribuiu para os valores aprovados foi o aumento da compra de energia proveniente de usinas termelétricas, mais caras, decorrente dos leilões de energia nova.

Foi determinante também, para a definição dos índices de reajuste, o repasse às tarifas do aumento dos custos com o Encargo de Serviços do Sistema (ESS), que tem como atribuição garantir a segurança energética.

---------------------------------------

fonte: Ribeirão Preto Online

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: