terça-feira, 3 de março de 2009

Trânsito em Ribeirão : Transerp vai reprogramar semáforos para dar mais fluidez às vias; metade dos sinais opera com falhas

Sinais sem controle

A partir deste mês, a Empresa de Trânsito e Transporte de Ribeirão Preto (Transerp) vai reprogramar os semáforos da cidade para reativar nos principais corredores viários do município o Sistema Onda Verde (no qual os motoristas andam em velocidade constante para cruzar a maior parte possível de ruas com os semáforos abertos).

De acordo com o superintendente do órgão, William Latuf, pelo menos metade dos cruzamentos semaforizados da cidade perderam a programação durante a última gestão.Segundo Latuf, a medida é considerada a segunda maior prioridade da empresa —a primeira é reestruturar o quadro de funcionários. “Quando os semáforos voltarem a ter a programação adequada, o trânsito vai fluir melhor em algumas áreas, como no Centro, por exemplo.

Essa é uma medida fundamental para implantarmos outras ações.” Ele não quis estipular prazo para quando o serviço vai estar pronto e limitou-se apenas a dizer que será “o mais depressa possível”. “O pessoal que está aqui hoje (na Transerp) já trabalhou com esse sistema e já sabe como funciona.”O ex-superintendente do órgão, Antônio Carlos Muniz, disse que o Onda Verde foi mantido durante a administração anterior. “Se estão falando que os semáforos estão desprogramados é porque isso ocorreu agora.

Sempre mantivemos o Onda Verde, faltavam apenas as placas indicativas de velocidade.”Latuf disse ainda que pretende voltar a operar a central de controle semafórico, desativada em 2004 e que alterava o tempo da sinalização luminosa em 74 cruzamentos das avenidas Saudade e Francisco Junqueira e de algumas ruas do Centro. “Era uma sala pequena, onde funcionava um sistema que permitia alterar a programação dos semáforos nos horários de pico, quando o trânsito fica mais crítico.” Sem a central, o tempo dos semáforos é sempre o mesmo, independente do horário do dia. Sobre esse assunto, Muniz afirmou que a central de controle foi apenas transferida para uma outra sala, mas nunca desativada.Latuf quer maior número de agentesAumentar o quadro de funcionários e re-estruturar a Transerp serão medidas prioritárias na nova gestão da empresa.

De acordo com o superintendente do órgão, William Latuf, será necessário criar cargos de carreira na Transerp, que hoje conta com a maior parte de funcionários comissionados. “Não só a contratação de funcionários será feita, como também a melhoria da estrutura existente. Precisamos de equipamentos para operar o trânsito da cidade. É necessário fazer investimentos para termos uma boa gestão do trânsito.” Um dos exemplos citados pelo superintendente é a ampliação do efetivo de agentes de trânsito, conhecidos popularmente como marronzinhos.
Atualmente há 25 funcionários dessa função, quando o ideal seria de pelo menos 125.

PANORAMA
Números do trânsito em Ribeirão 431 Cruzamentos em Ribeirão Preto possuem semáforo —a metade opera sem programação adequada, diz a Transerp 25 Agentes de trânsito trabalham nas ruas da cidade, quando o ideal seria de 125, segundo a autarquia.

---------------------------------------

fonte: Gazeta de Ribeirão

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: