segunda-feira, 2 de março de 2009

Com 35,5 graus, Ribeirão tem o dia mais quente do ano

Volume de chuva durante janeiro e fevereiro foi um dos mais baixo dos últimos oito anos
Ribeirão Preto teve o dia mais quente do ano no sábado (28). No meio da tarde, por volta das 15h, foram registrados 35,5 graus nos termômetros do Aeroporto Leite Lopes. Até então, o dia mais quente do ano tinha sido sexta-feira (20), quando a temperatura chegou a 34,2 graus.
Os clubes e as piscinas estavam cheios de banhistas querendo se refrescar. Já quem teve que ir ao Centro se protegeu com sombrinhas e tomou muito sorvete e água.

“Só com muita coisa gelada para aguentar esse calorão que está fazendo hoje”, disse a estudante Rafaela de Castro, de 19 anos.

De acordo com a meteorologista Fabiana Weykamp, do Climatempo, a previsão é que até quarta-feira a temperatura continue alta, sem ocorrências de chuvas e baixa umidade do ar.

“A partir de amanhã [hoje] as temperaturas podem subir ainda mais e o calor forte pode trazer muitos problemas à população, principalmente de saúde”, disse Fabiana.

Segundo a meteorologista, a umidade do ar caiu para 44% na tarde de ontem e deve chegar a 30% nesta semana, durante os horários mais quentes, das 12h às 16h.

“Durante a semana passada a média da umidade do ar foi de 60% nos períodos mais críticos. A previsão de 30% para esta semana já representa um estado de atenção”.

Para tentar evitar danos à saúde durante o período, o Ministério da Saúde recomenda substituir alimentos fritos pelos assados, que facilitam o processo de digestão e consumir frutas e verduras ricas em vitamina C.

Além disso, é recomendada a ingestão freqüente de líquidos, como água, sucos naturais e água de coco, e de alimentos saudáveis, principalmente frescos. Os exercícios físicos ao ar livre devem ser evitados entre às 10h e 16h.

Na quinta-feira a situação deverá ficar um pouco melhor. “Uma frente fria chega no Estado de São Paulo, o que vai aumentar a umidade do ar e representar uma ligeira queda nas temperaturas”, garante Fabiana.

Chuva fica abaixo da média

O volume de chuva em Ribeirão Preto durante os meses de janeiro e fevereiro foi um dos mais baixo nos últimos oito anos.

Em janeiro deste ano choveu 207,6 milímetros de água na cidade e em fevereiro foram 192,2 milímetros, abaixo da média que é de 211,8 milímetros. Já o verão mais chuvoso de Ribeirão foi o de 2003, quando choveu 913,5 milímetros e o que choveu menos foi o de 2004, com um total de 475,1 milímetros.

Em compensação, janeiro deste ano teve um dos climas mais amenos dos últimos anos, só perdendo para 2003, 2005 e 2007, quando foram registradas temperaturas de 16º C a 18º C na maior parte dos dias. Em janeiro deste ano as temperaturas variaram de 16,6º C a 18,8 º C do dia dois até o dia sete. De acordo com pesquisadores da Estação Experimental, a temperatura mais baixa ocorreu por causa do tempo nublado.
---------------------------------------

fonte: Jornal a Cidade

encontre imóveis clicando aqui!

Nenhum comentário: