quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Aranha Céus Dinâmico: cada andar gira independentemente, impulsionados pelo vento e sol.

O arquiteto italiano David Fisher está construindo seu primeiro arranha-céu, a Dinamic Tower, e ela parece uma das construções mais ambiciosas desde a pirâmide de Quéops. Cada um dos 80 andares, do prédio auto-energizado, gira de acordo com comando de voz. O repórter do site de tecnologia Gizmodo falou com David e disse que ficou impressionado, diversas vezes.

O arquiteto disse que a inspiração para criar o projeto surgiu quando ele visitou uma cobertura em Manhattan, New York e pôde ver uma estonteante paisagem em 360o e pensou em tornar isso acessível a mais pessoas. David disse também que adora a idéia de poder ver o nascer e pôr do sol no mesmo recinto e que considera o prédio tem quatro dimensões: “O tempo está sempre mudando a forma do prédio”, ele disse.

Uma rotação leva três horas (portanto você não fica em um estado constante de tontura), e absorve energia de células solares fotovoltaicas e 79 turbinas de vento, cada uma delas localizada entre os andares. O projeto tem o objetivo de ser totalmente auto-sustentável, energeticamente falando, e ainda ter energia de sobra para os prédios ao redor. Serão construídos dois destes prédios futurísticos de U$ 700 milhões, até o momento; um em Dubai e outro em Moscou. Eles usarão uma técnica radical na sua construção.
A construção da Dynamic Tower será totalmente sem precedentes e quase totalmente pré-fabricada. A única parte que será construída no local será o centro rotacional que será forte o suficiente para segurar todos os andares do prédio e os elevadores. Cada andar será feito em uma fábrica na Itália e encaixado no eixo central. Com este método cada um dos andares será completado em cerca de seis dias. Comparando com os métodos tradicionais que podem levar até seis semanas por andar, isso parece ser um grande avanço. O início da construção da Dynamic Tower em Dubai e em Moscou ocorrerá em cerca de seis meses, com a construção sendo completada em 2010. Se você for abonado — muito, muito abonado — você pode comprar um apartamento ou escritório. O preço é de U$ 33 mil o m2. Hãm… Me veja 1 cm, por favor.
fonte: gizmodo.com

Um comentário:

inglison disse...

nossa um dos melhores blogs que ja vi continue assim att.